sexta-feira, novembro 06, 2009

"Uma vez enferrujado, não consegue mais abrir caminho. Uma vez sem controle, rasga a si próprio em pedaços. Sim, o orgulho se parece com uma espada."


Falar de orgulho é algo complicado...
Não vivemos sem ele...
Pessoas que acham q ser humilde é bom, são pessoas que levam na cabeça todos os dias, e deixam por isso mesmo...
Eu não sei se ser humilde nesse ponto é bom... como diria o cara da barba, que ainda não tiraram da cruz (Pobre e infeliz do Cristo), devíamos dar a outra face quando batessem na cara da gente...

SE ALGUM DIA FIZEREM ISSO COMIGO, VOU DAR É UMA SURRA DO FDP Ò.Ó
Não sou nenhuma santa... longe disso... meu nome é de santa, mas não sou santa...
Ah e outra coisa...
O orgulho e a ira andam grudados... basta um ser ferido, pro outro ser ativado...

Quem nunca teve o orgulho ferido q não sentiu o sangue ferver???
Mesmo ficando quieto depois?

E quando a gente fere o orgulho de outra pessoa sem saber? E a pessoa fica quieta sem falar, e é esse silêncio que está mostrando o quanto ela se magoou por algo que falamos?

Cada um age de forma diferente... eu digo na hora... me defendo imediatamente quando sinto meu orgulho ferido... é um tipo... "Peraí... como assim???" E eu vou mostrar meu pronto de vista pra coisa... vou mostrar por A + B que EU estou certa... mesmo não estando ¬¬ (pobre orgulho ferido... sangrandooo @.@)

Detesto que as pessoas me menosprezem... acho que meu orgulho se fere mais no sentido intelectual... podem dizer o que quiserem de mim... mas nunca... NUNCA me chamem de burra, pobresinha, coitadinha... grrr Eu posso me avacalhar... os outros não... ^.~

Então... se eu feri o orgulho de alguém nos últimos 20 anos... me perdoem...
Se alguém me feriu o orgulho... com certeza eu devo ter revidado, ou então faz muito tempo que não vejo a cara da criatura!¬¬*** (Se alguém que ler isso e não me vê faz tempo, não quer dizer que você feriu meu orgulho... não é isso! o/)

Então... se um dia alguém brigar com a gente e quiser ter uma discussão mais ferrenha sobre algum assunto, é porque provavelmente a gente feriu o orgulho dela... ou se alguém ficar quieto pro resto do dia... pro resto da vida... e mesmo dizendo que tá tudo bem, a gente perceber que NÃO está porra nenhuma... é porque prossivelmente magoamos e machucamos o orgulho da pessoa...

AÍ... teremos que ter paciência... (a parte da ciência eu tenho, a parte da pá não... ¬¬) e teremos que parar e pensar sobre o que a gente falou, sobre o que conversamos, pra tentar descobrir o que aconteceu...
Eu tenho um exemplo dentro de casa... e muitas vezes tenho q exercer o dom (que não tenho) da clarividência pra descobrir "QUE PORRA QUE EU FIZ DESSA VEZ" pro cara estar daquele jeito... ~.~

Para as pessoas que tem seus orgulhos machucados... tenham paciência conosco também, e entendam que nem sempre (na maioria das vezes) a gente não sabe que tá ferindo o orgulho... que esta magoando... por isso pedimos... olhem o nosso lado de boca abertas, sem simancol, e deem um sinalzinho de fumaça que seja, de que algo que falamos, ou da forma que agimos esta conflitando com o pensamento de vocês!!! Onegai >.<

Olha que legal o que encontrei em um site de estudo do Espiritismo (já que falei do cara de barba acima):

Qual é a origem do orgulho?

Orgulho, definição segundo o Aurélio: "Sentimento de dignidade pessoal, brio, altivez e conceito elevado ou exagerado de si mesmo."

Definição da Doutrina Espírita: "Imperfeição espiritual que demonstra ausência de humildade." O orgulho se contrapõe à humildade. Concluímos que o orgulho é um exagero de auto-valorização como sendo uma opinião a nosso próprio respeito que não se iguala à nossa realidade interior.

E tem sobre a humildade! @.@

O Evangelho Segundo o Espiritismo" nos fala assim: "...sem a humildade, apenas vos adornais de virtudes que não possuís..." Você poderia nos falar um pouco sobre isso?

Definição de virtude segundo o Aurélio: "Disposição firme e constante para a prática do bem." Entende-se, neste sentido, oposição a vício. Também considera o Aurélio: "boa qualidade moral, força moral, valor."

Virtude, segundo Kardec: "Conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem." Conclue-se que o homem de bem sabe exatamente quais são as suas dificuldades no trato das virtudes, por isso ele não se dá trégua no aprimoramento de si mesmo. Pergunta sempre a si mesmo se realmente cumpriu com as atitudes necessárias à prática do bem, junto ao seu semelhante.

Cara... estou longe de ser assim... tenho muito que aprender ainda @.@

Acho que é isso... fui... (envergonhada... T.T) XDD

2 comentários:

  1. Oi Rita!
    Muito bacanas as tuas palavras!
    E acho muito legal essa tua habilidade de ver os dois lados da moeda, e até defender um pouco dos dois XD
    Boa parte do que tu disse ali é exatamente como eu penso também...
    Só fiquei um pouco chocado com "O cara da barba" ^^' eita XD
    Mas, no mais, ótimo post, Rita!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Existem pessoas que não se dão conta de quanto o orgulho poder ser algo ruim, mas não deixa de ser bom e instrutivo. Quero dizer mana, que existem pessoas orgulhosas como eu, que se permitem ser atingidas mesmo achando que estão certas... Ou seja, quando ferem o meu orgulho eu procuro entender o que o outro quis dizer. Existem várias maneiras de magoar alguém, e não é só através do orgulho. Um ogulho ferido é quando encontramos uma verdade em nós mesmos, onde a maioria não enxerga da mesma forma. É quando você diz como por exemplo: Sou muito inteligente, onde nem sempre essa é a verdade pra quem comprova e põe a prova isso que vc tanto se gaba em si mesmo. O que temos que aprender na vida: É que nem sempre é bom se ter orgulho, e as vezes é bom desde que não atrapalhe vc mesmo e n se magoe. É tão difícil se falar disso, porque eu sou uma pessoa que sou suspeita em falar, mas eu digo que sou do tipo da orgulhosa q sabe enchergar os próprios defeitos, e isso n é uma nobre qualidade é um tipo de amadurecimento. O orgulho tem grande inlfuencia na nossa vida através dos anos, eu aprendi mto comigo mesma sofrendo com meu orgulho "leônico" (leoninos são propensos a serem orgulhosos demais) xD... Não pense que foi fácil pra mim dominá-lo... Eu acho que o que eu consegui foi amansar o leão feroz e cheio de si que existe em cada um de nós. Uma vez eu disse pro mano, que ele consegue quebrar o meu orgulho, sabe por que? porque eu entendp perfeitamente o meu erro lendo ou ouvindo cada palavra dele. A única coisa de que não podemos nos tornar escravos é do orgulho, qdo a gente se rende a ele é como se o mundo inteiro fosse contra nós, e a cada palavra de um amigo ou de alguém q nós amamos entrasse em nossos ouvidos como balas de revolveres. O conselho exato pra tudo isso é: Orgulho é bom se ter, mas não em demasia, pq qdo n temos o amadurecimento, sofremos a cada dia por engolir coisas que sabemos que é certa mas q não enchergamos por causa dele. Acho q um pouco do que eu disse agora... completa o teu post em alguns pontos... ^^º gomene pela bíblia! jaa nee muito bom vc tocar nisso."A pior coisa é qdo uma pessoa se sente ferida e não fala no momento em que se feriu (n se defende), seu orgulho explode interiormente... e a pessoa n se dá conta do qto isso faz mal a ela, e tbm pra qm convive com ela, depois que recebe a patada leônica". ^.~ qria tocar mais nesse ponto da menssagem entre "" mas... acho melhor deixar assim. Seu post completou akilo que eu ia dizer com essa minha frase! bjos jaa nee onee chan!

    ResponderExcluir